O TODO não é mera soma das partes, mas delas depende. As partes compõem o todo, mas "
É O TODO QUE DETERMINA O COMPORTAMENTO DAS PARTES."
HOLISMO, vem do grego Holos, que significa Todo. A Teoria defende que o homem é um ser indivisível, que não, pode ser entendido através de uma análise separada de suas diferentes partes.
O Holísmo renasceu na década de 60/70, com um entendimento sistêmico, tudo converge para uma sabedoria sistêmica. Esta visão passa oferecer enormes oportunidades para a criatividade, espírito empreendedor e a iniciativa da humanidade.
O termo 'Educação Holística' foi proposto pelo americano R. Miller (1997)para designar o trabalho de um conjunto heterogêneo de liberais, de humanistas e de românticos que têm em comum a convicção de que a personalidade global de cada criança deve ser considerada na educação.
São consideradas todas as facetas da experiência humana, não só o intelecto racional e as responsabilidades de vocação e cidadania, mas também os aspectos físicos, emocionais, sociais, estéticos, criativos, intuitivos e espirituais inatos da natureza do ser humano.
A Visão Holística da Educação é um novo modo de relação do ser humano com o mundo; uma nova visão do cosmos, da natureza, da sociedade, do outro e de si mesmo. Segundo o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”, 1994 (que é a base para documentos e pareceres atuais do MEC, ex : PCN’s) são quatro os pilares básicos da Educação para o século XXI: Aprender a Fazer; Aprender a Conhecer; Aprender a Ser; Aprender a Viver Juntos.
Para se alcançar esses pilares, a Visão Holística traça um perfil de um ser humano com as seguintes características:
1. Ativo e Autodeterminado: autonomia para a “reconstrução do mundo”;
2. Pacífico: sensibilidade e criatividade para a criação de formas de luta;
3. Solidário: opõe-se ao acúmulo de bens como fonte de poder. Busca a justiça social;
4. Autoconsciente: busca da felicidade, bem-estar e paz, desde que atendidas as necessidades básicas de sobrevivência;
5. Intuitivo e dotado de visão holística: Intuição que alimenta hipóteses dentro de uma perspectiva interdisciplinar;
6. Pleno de amor: o amor descarta a competição, o egoísmo, a inveja, etc. Estimula a adesão, a participação e ao “compartilhar”;
7. Sensível ao belo e criativo: observar, sentir, captar, empolgar-se com detalhes do mundo;
8. Voltado ao espiritual: ser espiritualizado significa buscar internamente um encontro com a manifestação divina que existe em cada um de nós.
A Visão Holística na Educação contribui para:
a) Perceber o aluno como ser integral;
b) Aprender a viver junto com o aluno;
c) Vivências em dinâmicas de grupo; (valorizar as coisas simples da vida)
NÃO PODEMOS NOS BASEAR APENAS NO QUE ENXERGAMOS E SIM NO QUE PERCEBEMOS...